O ENIGMA DAS CORES!
Por Beautyslime on 17 de setembro de 2019 em Hora da brincadeira
O azul acalma? O vermelho é a cor da sedução? O dourado traz prosperidade?
Segundo a cromoterapia, a terapia das cores, todas essas perguntas teriam o “sim” como resposta. Mas, nem todo mundo pensa assim.
Há muita controversa sobre se essa prática de usar as cores de forma terapêutica para relaxar, se empoderar, se tratar ou atrair o que se quer teria mesmo algum efeito comprovável. Alguns dizem que não há nenhuma confirmação científica para isso e o nosso blog não pretende responder essa questão.
Controvérsias ou não, as terapias ditas alternativas seguem seu curso e ocupam parte do imaginário e da atenção das pessoas que estão conectadas a algo para além do concreto e científico, sem desmerecer a importância de uma coisa ou da outra.
Muitos apostam que a alegria cura, que acreditar nos sonhos é parte do caminho para realizá-los e como disse William Shakespeare, que há muito mais mistérios entre o Céu e a Terra do que possa supor o nosso entendimento.
Para os que acreditam e praticam a cromoterapia, o uso de determinadas cores em algumas situações pode ajudar a harmonizar o equilíbrio entre o corpo e a mente e a deixar os ambientes mais relaxantes ou vibrantes, a partir do que se queira.
Há registros que remetem ao uso das cores para cura na Grécia, Babilônia, China e Egito antigos, para além de 2.000 a.C..
Isaac Newton, que foi um dos físicos mais brilhantes de sua época, constatou que as cores tinham vibrações e emitiam ondas diferentes.
No mundo contemporâneo, por volta do século XVII, o cientista alemão Johann Wolfgan Von Goethe foi um dos primeiros estudiosos a prestar mais atenção na conexão entre cor e cura. Desde essa época acredita-se que há alguma conexão entre as cores e as células humanas e que, por isso, as cores poderiam interagir de forma positiva sobre alguns males.
Existem algumas variações sobre a relação entre as cores e as suas potencialidades transformadoras e terapêuticas.
Apresentamos a seguir algumas dessas potencialidades atribuídas a algumas cores.
Laranja: traz força e alegria.
Azul: acalma e relaxa.
Roxo: purificação e protege.
Rosa: espalha amor e carinho.
Dourado/amarelo: dá poder e prosperidade.
Verde: regenera a saúde.
Vermelho: potencializa e vitalidade e o poder de sedução.