BEAUTY SLIME NEWS

Kids e teens têm agora um espaço de conteúdo exclusivo e divertido. Confira dicas, notícias e informações sobre tudo o que acontece no mundo!

Barulho legal: aprender música!

Barulho legal: aprender música!

Por Beautyslime on 6 de fevereiro de 2020 em COMPORTAMENTO

Já pensou em colocar as crianças para aprender música?
Tocar um instrumento musical, além de ser um excelente desafio, é uma das atividades lúdicas que podem trazer muitos benefícios para o desenvolvimento psicomotor e afetivo dos pequenos.
Desde muito novas, as crianças se encantam com a possibilidade de tirar som dos teclados, instrumentos de corda, de sopro e percussivos; sejam eles físicos ou virtuais.
Na verdade, muitas vezes elas nem esperam contato com esses instrumentos e tentam “fazer barulho” com tudo o que veem pela frente!
Para além da alegria, diversão e a possibilidade de extravasar a energia que, diga-se de passagem, não é pouca, ter contato com o aprendizado musical mexe com muitas camadas do desenvolvimento das crianças.
Desde a Grécia Antiga, o filósofo Platão já dizia que a música, para além das questões artísticas e estéticas, é um poderoso instrumento para o equilíbrio emocional dos seres humanos.
De lá para cá, os estudos psicológicos e da neurociência só fizeram endossar e ampliar a ideia de que a vida de quem estuda, pratica, cria ou mesmo ouve música pode ser muito mais agradável.
A começar pelo despertar da criatividade e da imaginação!
Aprender a decifrar um instrumento, seja ele um violão, uma flauta, um teclado ou mesmo uma bateria, não importa… Entender como ele funciona, o porquê do som ser produzido de uma determinada forma, desvendar essa misteriosa relação, amplia, sobremaneira, a criatividade e a imaginação de quem está vivendo esse momento.
Depois de uma experiência como essa, a criança certamente terá elementos para encarar as outras questões de seu mundo com muito mais criatividade e sensibilidade.
A concentração, a intuição e a autoestima de quem estuda música costumam ser maiores. Além disso, tocar um instrumento pode colaborar para fortalecer e tonificar a musculatura.
Qual é o melhor momento para aprender?
A parte prática do aprendizado, quanto mais cedo, melhor. Geralmente, as crianças costumam a aprender e ter contato com a leitura de partituras desde os cinco anos de idade.
Você pode estar se perguntando: “… E qual é o instrumento ideal para a minha filha começar a aprender?” ou “qual é o melhor instrumento para o meu filho?”.
A melhor forma de responder a essas perguntas é deixar que eles mesmos façam a escolha de qual instrumento querem tocar. Certamente, os pequenos irão optar por aquele que der mais prazer a eles, e isso facilitará muito o aprendizado.
Nas lojas físicas e virtuais de instrumentos e brinquedos você encontrará, por exemplo, opções de teclados infantis, baterias, violões com cordas de nylon e flautas doces adequados ao tamanho dos seus filhos.
Existem teclados, violões, guitarras e baterias para todas as idades!
Na internet, além das lojas virtuais para a compra de instrumentos, também são encontrados ótimos cursos e aplicativos para todas as idades; para o aprendizado on-line por meio de instrumentos virtuais.
O contato virtual com a música é uma opção muito difundida e hoje excelentes criadores e produtores musicais fazem grandes obras com seus teclados e programas.
Entretanto, quando se trata da relação das crianças com a música, nada se compara ao contato físico com um instrumento e as formas orgânicas de conhecê-lo e aprender a se relacionar com ele.
Quem sabe esteja em sua casa um dos futuros grandes talentos musicais!
Mas isso não é o mais importante. Com o gesto de levar as crianças para aprender música, você estará, no mínimo, contribuindo para que elas sejam mais felizes.
Isso sim vale muito a pena!
Divirtam-se!