BEAUTY SLIME NEWS

Kids e teens têm agora um espaço de conteúdo exclusivo e divertido. Confira dicas, notícias e informações sobre tudo o que acontece no mundo!

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – PEIXES ORNAMENTAIS

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – PEIXES ORNAMENTAIS

Por Beautyslime on 28 de janeiro de 2020 em COMPORTAMENTO

“Mamãe, peixes bebem água?”, “Fazem xixi?”, “Dormem?”, “Eu quero um peixinho, mamãe!”
Poucas são as mães que ainda não tiveram que responder essas perguntas ou o pedido dos filhos ao se depararem com um aquário cheio de encantadores peixes ornamentais.
Os aquários estão por toda parte e a “vida secreta” dos peixes suscita muita curiosidade e fascínio.
Dedicamos os dois textos anteriores do nosso blog para falar sobre as alegrias e a importância de se ter um cachorro ou um gato de estimação e o quanto essa aventura pode ser afetiva, transformadora e também pedagógica para as crianças, mas não só para elas.
Os laços que aprendemos a estabelecer com os pets nos ensinam muito sobre nós mesmos e sobre como podemos agir e enfrentar várias situações do cotidiano durante todas as fases da vida.
Como você poderá conferir nesses textos, ninguém é mais o mesmo depois de ter contato com as lambidas, os rosnados e miados que enchem a casa de afeto e alegria.
Gatos – http://bit.ly/38Fxo6S
Cachorros – http://bit.ly/38Fxo6S
Mas se você decidir que um cachorro ou um gato não é o melhor para o momento e seus filhos insistem em ter um pet, temos uma ótima notícia!
Encerraremos a nossa série sobre a importância de se ter um animal de estimação falando sobre aqueles que também são muito populares e formam uma grande comunidade entre os pets: os peixes ornamentais.
Algumas fontes apontam os carismáticos peixinhos de aquário como os mais queridos animais de estimação do mundo.
Claro que esse conceito de “mais querido” é sempre relativo. Os cães, os gatos, também os coelhos e até os hamsters fazem muito sucesso com as crianças pelos quatro cantos do planeta, mas os peixes ornamentais são considerados os animais de estimação mais populares.
Talvez pela praticidade nos cuidados diários e por não requererem tanta atenção quanto gatos e cães? Ou será pela beleza exuberante das cores e das formas de algumas espécies? Ou ainda pela conexão com um elemento tão relaxante como a água?
Seja qual for a razão, a verdade é que não há quem resista a dar uma paradinha em frente a um aquário para observar e admirar os peixinhos que ali vivem.
Assim como acontece com os outros pets, todas as fases da aventura de criar peixes reservam possibilidades de aprendizado, além de muita diversão, é claro!
Ter um aquário em casa deixa o ambiente muito mais tranquilo. Zelar pela higiene da água e alimentar os peixes na hora e na quantidade corretas são um excelente exercício de disciplina.
A escolha do tamanho e a preparação do aquário são um capítulo à parte!
As dúvidas mais comuns são: qual a melhor decoração e a configuração ideal da água para o aquário? Esses detalhes dependerão de qual espécie de peixe vocês escolherão. Porém, manter a água limpa e em temperatura agradável é importante para todos os casos. A temperatura ideal varia de espécie para espécie. A média fica entre 21˚ C e 25˚ C.
Quanto à decoração, solte a imaginação e deixe que também seus filhos a soltem. As opções vão desde miniaturas de grutas e navios naufragados até as mais coloridas pedras ornamentais, passando por algas e outras plantas aquáticas que deixarão o ambiente ainda mais encantador.
Chegou a hora de escolher a espécie que combina mais com você e com seus filhos!
Basta dar uma pesquisada nas redes sociais para ter acesso a imagens e informações sobre as centenas de peixes diferentes que foram domesticados para viver em aquário ao longo dos anos. Mas nada se compara a uma visita a uma loja física especializada em peixes ornamentais.
Nessas lojas, além de encontrar a melhor opção para o seu contexto, você poderá conferir e aprender “ao vivo” com os pequenos que os peixes tanto bebem água como fazem xixi; que eles não dormem igual à maioria dos animais, mas entram em um profundo estado de relaxamento; que é importante cuidar da temperatura da água, inclusive porque eles sentem frio; e mais algumas peculiaridades próprias dos peixinhos que ajudam a mostrar que os hábitos diferentes devem ser respeitados!
Vocês também poderão conferir as espécies que mais fazem sucesso momento, como o peixe betta, o peixe-palhaço e o peixe tetra-néon.
Mergulhe nessa aventura relaxante com seus filhos!
Boa sorte!