BEAUTY SLIME NEWS

Kids e teens têm agora um espaço de conteúdo exclusivo e divertido. Confira dicas, notícias e informações sobre tudo o que acontece no mundo!

QUAL É O MELHOR PRESENTE DE NATAL?

QUAL É O MELHOR PRESENTE DE NATAL?

Por Beautyslime on 3 de dezembro de 2019 em Dicas de passeio, Hora da brincadeira, Pais e filhos

Você já deve ter visto nas redes sociais um emocionante post no qual o garoto Elliott, agora já crescido e com sua família, recebe a visita do “E.T.” 37 anos depois da primeira vez em que eles se encontraram.
Se não viu, certamente não demorará para que veja. Trata-se de uma das publicações mais visualizadas do momento.
Para quem não sabe, no genial filme de Steven Spielberg de 1982, “E.T. O Extraterrestre”, a história apresenta, a partir da visita de um alienígena, a importância do amor, da amizade e do ato de compartilhar.
Nesse novo vídeo, e não vai aqui nenhum spoiler, é o próprio ator Henry Thomas, que interpretou o garoto Elliott no cinema, quem interage com o simpático E.T.
O vídeo segue cheio de magia e afetividade, nele os filhos do “Elliott adulto” revivem algumas das cenas antológicas do filme e há uma grande surpresa! Essa é melhor não revelar; aí sim, seria um spoiler.
Essa reconexão com a história – em que, por meio dos afetos, um garoto se conecta a um ser que se perde em um no estranho Planeta universo e não sabe como voltar para seu habitat planeta de origem, precisando “telefonar” para sua casa – nos chega em um momento muito oportuno.
Isso acontece às vésperas do Natal, quando praticamente todo o Planeta, a mesma Terra que o E.T. achou tão estranha, “para” na intenção de celebrar a paz, o entendimento e a fraternidade.
Observe que, na vida real, no Natal, a celebração da paz, do entendimento e da fraternidade dá certo!
As pessoas conseguem esquecer, nem que seja só durante o amigo-secreto e a ceia, suas diferenças, seus problemas… E conseguem, ainda que com algum esforço, abraçar seus desafetos e desejar “boas-festas”!
Mesmo estando aparentemente em primeiro plano, os presentes (baratos ou caros, isso não importa) e a ceia noturna (nem sempre uma boa pedida para quem quer cuidar da saúde, diga-se de passagem) criam essa conexão com algo para além do consumo pelo consumo, com o que se pode chamar de espírito de Natal, mostrando que é possível, sim, as pessoas superarem o desentendimento.
É só todo mundo estar disposto a ceder um pouco, tolerar, ouvir o outro e não querer impor apenas o seu ponto de vista.
Talvez você esteja se perguntando: afinal, o que essa introdução tem a ver com o título do post, “Qual é o melhor presente de Natal?”?
Não se trata de uma introdução e, sim, de uma reflexão sobre como aproveitar esse momento tão profundo e universal para tentar deixar a vida no Natal um encontro de afetos e possibilidades construtivas de interação, e não uma competição para ver quem é capaz de superar o outro, de consumir ou de ostentar mais.
Agora, vamos pensar um pouco sobre o presente!
Pode ser que tudo o que seu filho queira seja “o primeiro celular”. É muito importante que você reflita bem se já é o momento para deixá-lo ter acesso “sozinho” a essa tecnologia ou se é o caso de mantê-lo ainda durante um tempo brincando com o seu aparelho.
Não faltam excelentes posts de educadores e psicólogos especializados no universo infantil falando sobre esse assunto: a partir de quando e de que forma as crianças devem interagir com a tecnologia.
Se você achar que ainda não é o momento oportuno para dar um celular, tente não transformar essa reflexão em uma proibição ou uma bronca. Certamente você encontrará outros brinquedos que combinem com o comportamento de seu filho e que poderão agradá-lo.
Agora, se a sua criança for um pouco mais crescida e já estiver conectada, pode ser que o presente que ela esteja esperando seja, por exemplo, um celular com mais recursos.
Porém, pode ser que o melhor presente que você possa dar a ela, antes do presente material, seja uma conversa afetiva e refletir se é isso mesmo o que ela quer – se ela realmente acha que o tal aparelho a fará mais feliz e realizada ou se está apenas o querendo porque viu alguém querer.
E tem outro detalhe: dependendo do quanto essa despesa vá significar para você um aumento de gastos que não caiba no seu bolso, quem sabe seja o caso de mostrar para o seu filho que não é o momento para ter esse gasto, que existem outros presentes legais.
Caso não seja esse o caso e gastar um pouco mais com um celular não vá alterar seu orçamento, ainda assim, tente refletir com os pequenos se está na hora desse upgrade.
Se juntos concluírem que sim, que tal pegar o celular antigo e dar de presente para alguém que esteja precisando?
Aliás, não só em relação ao celular, mas talvez seja esse um bom momento para, junto com os pequenos, dar uma geral no armário de brinquedos e nas gavetas de roupas e fazer kits com o que não se usa mais para presentear pessoas para quem esses brinquedos e roupas farão uma enorme diferença.
Veja quantas possibilidades se abrem com a chegada no Natal, para além do consumo!
Respondendo à pergunta do título do post: o melhor presente de Natal será aquele que gera e espalha mais alegria e felicidade.
Feliz Natal!