BEAUTY SLIME NEWS

Kids e teens têm agora um espaço de conteúdo exclusivo e divertido. Confira dicas, notícias e informações sobre tudo o que acontece no mundo!

A importância de contar histórias para uma criança.

A importância de contar histórias para uma criança.

Por Beautyslime on 30 de outubro de 2019 em Hora da brincadeira

“Mamãe, por favor, me conta a história da Chapeuzinho Vermelho?”, “Conta de novo, mãe?” “Mais uma vez, por favor…”
Quantas vezes você já ouviu essas frases, só mudando o nome da história; e ainda assim, depois de já ter repetido exaustivamente a saga da garota atrevida de capinha vermelha? Ou as aventuras do Pequeno Polegar? Ou ainda as desventuras de Branca de Neve e da Cinderela?
Muitas pessoas ficam intrigadas com o que move o imaginário das crianças e que as faz querer ouvir tantas e tantas vezes a mesma história, ainda que já saibam o que irá acontecer a cada virada da trama e ficando indignadas se quem conta o conto muda algum ponto da narrativa.
Quanto mais se estuda a psicologia infantil, mais dados surgem sobre essa questão. É muito interessante acompanhar pelas redes sociais a evolução sobre esse tema e refletir em relação à diversidade de pontos de vista.
Gostaríamos de destacar aqui um livro clássico que traz esse assunto de forma interessante e esclarecedora, falando sobre o que move a estrutura narrativa dos contos de fada sobre o ponto de vista psicológico.
Trata-se de “A Psicanálise dos Contos de Fadas”. Nele, o psicólogo norte-americano Bruno Bettelheim explora com riqueza de detalhes, entre outras coisas, o que leva as crianças a se encantarem com determinada história e quererem ouvi-la várias vezes.
A escolha dos temas quase sempre estará associada a questões fundamentais que afetam o desenvolvimento da criança. Eles vão da superação de medos às dificuldades para colaborar e interagir com os amigos, passando por outros assuntos como a perda de entes queridos.
A maravilhosa mitologia dos contos de fadas, que sempre esteve presente nas culturas orais de maneira informal, foi brilhantemente capturada e recontada por criadores geniais.
Quem não se lembra de ter ouvido os contos de fadas que criadores como os Irmãos Grimm e Charles Perrault imortalizaram em suas narrativas há décadas e que continuam fazendo o maior sentido quando se quer tratar de forma lúdica alguns temas? Isso, sem contar que elas servem de base para o mercado audiovisual criar seus personagens e narrativas cada vez mais encantadoras.
Sendo assim, qual será a história ideal para ler para os pequenos?
Você é a melhor pessoa para responder a essa pergunta. Claro, você, melhor do que ninguém, acompanha o desenvolvimento emocional de seus filhos e também tem acesso aos episódios familiares ou sociais dos quais eles fazem parte.
Procure também escolher histórias que tragam temas que você gostaria ou precisará apresentar para as crianças, mas que não tem ainda muito clara a ideia de como fazer essa abordagem com o cuidado que o assunto merece ou precisa. Talvez, essa interlocução fique mais fácil.
E qual é a melhor forma de contá-la?
Para além dos seus talentos narrativos, o que vale é a emoção. Quanto mais carinho e atenção você dedicar para esse momento, maiores serão os laços afetivos, de cumplicidade e de segurança que você estará estabelecendo com as crianças.
Nada de conferir mensagem, acrescentar um novo item à lista do supermercado ou interromper a leitura para fazer um novo post nas redes sociais. E tente esquecer por esses minutos os problemas. A não ser que seja uma emergência, o mundo não vai parar de girar se você não responder imediatamente à mensagem que chegou.
Desconecte-se e divirta-se! Certamente, depois de ouvir com suas filhas e filhos a história que você mesmo está narrando, se sentirá também renovada!
Boas leituras!