BEAUTY SLIME NEWS

Kids e teens têm agora um espaço de conteúdo exclusivo e divertido. Confira dicas, notícias e informações sobre tudo o que acontece no mundo!

“Meu filho não gosta de tomar banho”: como criar novos hábitos

“Meu filho não gosta de tomar banho”: como criar novos hábitos

Por Beautyslime on 26 de julho de 2019 em Hora do banho, Pais e filhos

Todos os dias a mesma cena se repete. Uma mãe ou um pai exaustos de tanto insistir para que seu filho vá tomar banho na hora que isto lhe é solicitado. Depois de repetir mil vezes que “sim, tem que ser agora”, o pequeno se convence a ir. Este é um dos relatos mais comuns entre os pais, mas especialistas asseguram que é possível – e necessário – criar novos hábitos.

“Ele arruma falsas obrigações. Tipo ‘já vou, tenho que terminar uma coisinha aqui’, como um jeito de tirar o foco do banho e colocar em outras responsabilidades”. Esse é o relato de Douglas Lastri, papai do Gabriel, de 8 anos – mas bem que podia ser o de qualquer outro pai  ou mãe de uma criança na mesma faixa etária. Lastri conta que essa é uma cena que se repete todos os dias em sua casa. Seu filho sempre inventa essas “falsas” responsabilidades, como terminar de ver um vídeo no YouTube ou até mesmo arrumar o quarto, tudo para fugir das obrigações com a higiene.

“A gente tenta conversar com ele e explicar que tudo tem sua hora e seu tempo”, comenta Lastri. Essa é a primeira e mais importante dica para os pais que passam pela mesma situação. É essencial deixar claro que o banho – assim como as demais práticas de higiene – precisa ser feito e ponto, sem exceção. O segredo é ter esse tipo de conversa com muita paciência, levando na esportiva e sem estresse.  Outra dica para tentar acabar com essa briga é recorrer a brincadeiras. Por exemplo, se o problema é entrar na água, incentive seu filho a levar um brinquedo para dar banho nele, ou adquira cosméticos que sejam divertidos e dialoguem com o imaginário da criança.